top of page

NARRATIVAS SOBRE POVOS INDÍGENAS DO BRASIL COLONIAL 

           

Fontes históricas e roteiros pedagógicos para o ensino de história 

​

​

Profa. Dra. Susane Rodrigues de Oliveira

​

NARRATIVAS SOBRE POVOS INDÍGENAS NO BRASIL COLONIAL

​

Nossa proposta de abordagem das narrativas coloniais como recursos didáticos nas aulas de história tem como objetivo problematizar e discutir as condições de produção das representações/imagens dos povos indígenas no período colonial. Trata-se de um estudo da historicidade de suas elaborações, buscando romper com a universalização e naturalização de imagens eurocêntricas e racistas sobre os indígenas na história.

​

O trabalho pedagógico com as narrativas coloniais possibilita a percepção de diferentes “modos de ver” e significar o passado indígena, além da compreensão da historicidade das interpretações e das relações da linguagem com a cultura e o poder. Neste caminho abre-se possibilidade para que os estudantes também possam interpretar o passado e reconhecer a historicidade de suas próprias representações acerca dos indígenas. A intensa difusão de imagens/representações históricas na mídia brasileira impõe à escola o desafio de estimular os estudantes na interpretação crítica destas representações, para o estabelecimento de uma atitude ativa e dialógica diante da televisão e do conhecimento histórico (ZAMBONI, 1998). As representações históricas das sociedades indígenas que circulam nas narrativas coloniais, assim como na mídia e no discurso dos estudantes, não devem ser tomadas como verdadeiras ou erradas, mas como objetos de estudo e de problematização nas aulas de história.           

​

 

​

ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O USO DAS FICHAS TEMÁTICAS

 

As propostas pedagógicas delineadas nas Fichas Temáticas podem ser aplicadas nas aulas de História do Ensino Fundamental (Anos finais). Tratam-se de propostas de abordagem de fragmentos de fontes históricas coloniais em sala de aula, com o objetivo de estudar a produção de sentidos, especialmente, as condições de produção de narrativas que descreviam as sociedades indígenas brasileiras do século XVI. Este tipo de estudo busca situar as imagens/representações dos indígenas, veiculadas nas narrativas coloniais, como construções baseadas em valores e conceitos que eram externos e estranhos aos próprios indígenas. O trabalho pedagógico com as narrativas coloniais possibilita ainda a percepção de diferentes modos de ver e significar o passado indígena, além da compreensão da historicidade das interpretações e das relações da linguagem com a cultura e o poder. Neste caminho abre-se possibilidade para que os estudantes também possam interpretar o passado e reconhecer a historicidade de suas próprias representações acerca dos indígenas. Os referenciais teóricos e metodológicos que orientaram a elaboração das atividades pedagógicas inscritas nas Fichas Temáticas foram construídos em sintonia com tendências pedagógicas construtivistas. Nessa perspectiva, entendemos o processo de ensino-aprendizagem como momento de reconstrução do conhecimento, cujo objetivo central é a formação do estudante como cidadão crítico, sujeito histórico e também produtor de conhecimentos. As discussões interdisciplinares sobre os conceitos, status e abordagem metodológica das fontes tiveram como referência alguns princípios da Análise do Discurso francesa e os conceitos de Representações Sociais e Imaginário Social.    

 

​

 

ESTRUTURA DAS FICHAS TEMÁTICAS

 

A Ficha Temática é um recurso didático que apresenta trechos de fontes históricas coloniais referentes às sociedades indígenas do Brasil Colônia, bem como propostas pedagógicas para o trabalho de leitura, análise e discussão destas fontes em sala de aula. Elas apresentam a seguinte estrutura e conteúdos:

​

FONTE: referência bibliográfica do trecho do documento que se apresenta no Extrato.

 

TIPO DE FONTE: identificação do tipo de documento histórico apresentado no Extrato: crônica colonial, relato de viagem, tratado, carta, processo, etc.

 

CENÁRIO: apresenta breve descrição do contexto em que o documento foi produzido e da localização no tempo e no espaço do tema tratado no Extrato.

 

TEMA: identifica o assunto central do Extrato.

 

EIXO TEMÁTICO: identifica a Ficha no conjunto de temas de estudo propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de história.

 

EXTRATO: transcrição literal de um trecho do documento.

 

PALAVRAS-CHAVE: termos que identificam as idéias ou temas principais do extrato de documento.

 

PROPOSTAS PEDAGÓGICAS: sugestões metodológicas para que os professores possam utilizar o recurso recomendado em sala de aula. Dividido em duas partes: a primeira apresenta um roteiro de atividades focado na leitura, análise e discussão do Extrato; já a segunda traz indicações de temas para pesquisa (extraclasse) e de questões para debate que favoreçam uma percepção das mudanças e permanências, e das diferenças e semelhanças entre o passado e o presente. RECURSOS

 

DIDÁTICOS AUXILIARES: recursos digitais (apresentações, imagens, vídeos, textos, cronologias, mapas, etc.) que recomendamos para explicitar alguns conteúdos apresentados na Ficha.

 

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: referências de textos acadêmicos (artigos, livros, resenhas, teses, dissertações, etc.), disponíveis na internet, que podem contribuir no enriquecimento do conhecimento historiográfico dos professores a respeito do tema tratado na Ficha.

 

LOCALIZAÇÃO DIGITAL: endereço do site onde se encontra a obra completa, na língua original, para download.

​

​

​

A construção dessa metodologia é resultado das atividades do Projeto de Extensão “América indígena: oficinas, pesquisas e materiais didáticos para o ensino de história”, – desenvolvido no Laboratório de Ensino de História (LABEH) da Universidade de Brasília (UnB), entre os anos de 2011 e 2015.

​

​

​

​

BIBLIOGRAFIA

​

Ensino de História Indígena: Trabalhando com Narrativas Coloniais e Representações Sociais

Capítulo de Susane R. de Oliveira publicado no livro Representações Culturais da América Indígena (2015).

​

Representações das sociedades indígenas nas fontes históricas coloniais: propostas para o ensino de história

Artigo de Susane R. de Oliveira publicado na Revista Anos 90 (2011).

 

​

bottom of page